Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam, SFPA-AM e Sepa unem esforços para criar um plano de regularização e aprimoramento para os piscicultores da Amazônia

13 de março de 2024
Compartilhar

Ação inicial deve beneficiar mais de 1000 piscicultores da Região Metropolitana de Manaus

Foto: Divulgação / Ipaam

O diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, recebeu na sede do órgão o Secretário Executivo de Estado de Pesca e Aquicultura, Alessandro Cohen, e o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Amazonas (SFPA-AM), Algemiro Lima, para o início das tratativas sobre a regularização e o beneficiamento de piscicultores da Região Metropolitana do estado, com o objetivo de incentivar a criação de alevinos.

Juliano ressaltou a importância da padronização do processo das atividades de pesca através da elaboração de um programa que organize o setor de piscicultura no estado. “A formulação de um programa para unificar os procedimentos das atividades de pesca, principalmente a piscicultura. O que vai beneficiar a atividade pesqueira e dar celeridade nos processos de licenciamento ambiental”.

O plano de regularização e beneficiamento de piscicultores viabiliza a economia e a sobrevivência do mercado piscicultor, o que também contribui para a superação do grande entrave no Estado do Amazonas que é a regularização fundiária.

Para Cohen, o incentivo leva à legalidade daqueles que vivem das atividades pesqueiras. “A importância da elaboração do plano é que, a partir dele, se pode traçar um plano de ação de entregas de áreas consolidadas para utilização da piscicultura pelo governo federal, através da Suframa e, como consequência, o governo estadual entrará com o apoio técnico, por intermédio do Ipaam e Sepror, com a regularização da atividade e a entrega de alevinos, para que o piscicultor possa ter o melhor dos cenários possível para trabalhar a sua cultura de forma legalizada”, destacou o secretário.

Algemiro frisou a importância de incluir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para contribuir com o fortalecimento do plano de regularização, ao que se refere à regulamentação fundiária.

“A ideia da Superintendência Federal de Pesca juntamente com a Sepa é de reestruturar a cadeia de piscicultura do estado. A reunião ajudou a compreender que muitas das áreas da expansão da piscicultura são áreas sob o domínio da Superintendência da Zona Franca de Manaus e o entendimento que ficou é que convidaremos a Suframa e o SPU para regularizar essas terras, para que esses piscicultores estejam aptos a solicitar o licenciamento ambiental, para que os governos federal e estadual possam oferecer o fomento necessário para impulsionar a cadeia de aquicultura aqui no Estado do Amazonas”, finalizou o superintendente.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Baile de Carnaval no CECF Teonizia Lobo agita comunidade do Mutirão

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

UGPE assina termo para compartilhar ELO Liberdade, do Prosamin+, com a Associação dos Moradores da Betânia

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Amazonastur fecha primeira ação do ano com recorde de cadastros no Amazonas To Go, em Tefé

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Edital do Governo do Amazonas de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado recebe propostas

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: Ensaios técnicos das escolas de samba têm início neste sábado

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 134 vagas de emprego para esta sexta-feira

20 de fevereiro de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade