Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

CMH apresenta critérios para seleção de famílias do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em reunião com órgãos de controle

25 de abril de 2025
Compartilhar

Na tarde desta sexta-feira, 25/4, o Conselho Municipal de Habitação (CMH) se reuniu com representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Procuradoria-Geral do Município (PGM), para debater as diretrizes que irão nortear a seleção das famílias beneficiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, no município de Manaus. A reunião foi presidida pelo secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves. 

Durante o encontro, foram discutidas as etapas que antecedem a entrega das 576 unidades habitacionais previstas no primeiro lote do programa, voltado prioritariamente à população em situação de vulnerabilidade social. A reunião teve como objetivo garantir transparência, isonomia e justiça social no processo de seleção dos contemplados.

“O trabalho da Prefeitura de Manaus, por meio da Semhaf, é conduzido de forma a garantir que as moradias cheguem a quem realmente precisa, com base em critérios claros, justos e acompanhados pelos órgãos competentes. A transparência é um pilar fundamental desse processo”, afirmou Jesus Alves.

Atualmente, o sistema registra mais de 184 mil candidatos cadastrados. O levantamento revela, por exemplo, que 57,35% estão inscritos no CadÚnico, 45,89% são mulheres responsáveis pelo domicílio e cerca de 3% das famílias vivem em situação de rua. Também foram destacados os critérios sociais prioritários, como presença de idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes nas famílias, além da localização em áreas de risco.

Para o procurador do Ministério Público Federal, Thiago Sacchetto, a iniciativa é importante para garantir a transparência em todo o processo. “Recebemos o convite feito pelo Conselho para apreciarmos os mecanismos que estão sendo utilizados pelo município. A nossa atuação está no acompanhamento de que toda política pública seja realizada de acordo com as leis e a constituição federal”.

Já o defensor público do Estado do Amazonas, Carlos Almeida, destacou o ineditismo da iniciativa. Segundo ele, é a primeira vez que a Defensoria Pública é chamada para discutir as bases de seleção das famílias que serão contempladas.

“Esse é um grande marco histórico porque, pela primeira vez, antes da definição da entrega das unidades pelo ‘Minha Casa Minha Vida’, houve uma preocupação pública com a classificação dos possíveis beneficiários. Esse tipo de antecipação é muito importante e a construção de uma solução estrutural de política pública é inédita”, finalizou Carlos Almeida.

A próxima reunião está prevista para acontecer na primeira quinzena de maio.

— — —

Texto – Leonardo Fierro / Assessoria Semhaf

Fotos – Levy Moraes / Assessoria Semhaf

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Visa Manaus autua supermercado denunciado em vídeos pela população

12 de maio de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus convoca dois médicos obstetras aprovados no concurso da Semsa

12 de maio de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus atua em recuperação de rede de drenagem no bairro Santa Etelvina

12 de maio de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na comunidade Paraíso Verde

12 de maio de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza abertura da campanha ‘Faça Bonito’ nas escolas municipais

12 de maio de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus alerta para a prevenção de acidentes de trânsito no ‘Maio Amarelo’

12 de maio de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade