A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 6/5, uma formação, com sete coordenadores e 50 assessores pedagógicos das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), que visa à implementação e o monitoramento do projeto “Aprende+”. O encontro aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com atividades nos turnos matutino e vespertino.
O objetivo da formação é capacitar os coordenadores e assessores da Semed para que possam compreender de forma mais aprofundada as metodologias e ações do projeto “Aprende +”, que atende crianças de 4 e 5 anos de idade da Educação Infantil, e assim garantir um apoio ainda mais qualificado às escolas e contribuir para o aprimoramento do aprendizado das crianças e a melhoria dos espaços educativos.
A chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Cláudia Magalhães, destacou a importância da formação dos profissionais da educação no âmbito do projeto. “Hoje estamos aqui conversando com nossos coordenadores e assessores das DDZs. Esse encontro é muito importante, porque é um momento de alinhamento e fortalecimento do “Aprende +”, que tem como foco a alfabetização na educação infantil”, afirmou.
Durante o encontro, foram discutidos os indicadores de aprendizagem, estratégias pedagógicas e ferramentas de monitoramento a serem utilizadas ao longo deste ano letivo.
Para o coordenador da Gestão Integrada da Educação (Gide), Wagner Ribeiro, participar dessa formação é fundamental para assegurar que todas as orientações cheguem de forma clara e eficaz aos professores em sala de aula. “Com essa capacitação, vamos unir forças para fortalecer o assessoramento à gestão escolar, garantindo uma coleta de dados mais eficiente e alinhada aos objetivos do projeto”, comentou.
A assessora pedagógica, Adriana Lima, ressaltou a importância do acompanhamento constante nas unidades de ensino da rede municipal, destacando a necessidade de avaliar aspectos como as vivências, experiências e acolhimento dos alunos no espaço escolar.
“Nosso trabalho consiste na coleta de informações, que são repassadas aos professores, com o objetivo de reforçar o desempenho e a evolução dos alunos. Atualmente, realizamos esse trabalho de forma abrangente e temos colhido ótimos resultados, graças à equipe qualificada da Semed”, pontuou Adriana.
Sobre o Projeto
O projeto “Aprende+”, que iniciou como piloto em 2023 com 21 escolas e 5.722 crianças, foi ampliado em 2024 para aproximadamente 250 escolas, beneficiando 44.436 crianças. Neste ano, o projeto segue em expansão, com foco no fortalecimento das aprendizagens das unidades que atendem a pré-escola.

— — —
Texto – Thalia Rodrigues/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdaCV