O prefeito de Manaus, David Almeida, celebrou, neste sábado, 5/7, o aniversário de um ano do parque Gigantes da Floresta, localizado entre as zona Leste e Norte da capital. Ao lado da primeira-dama, Izabelle Fontenelle, e da diretora-presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Viviana Lira, o prefeito conduziu uma grande festa junina que atraiu mais de 30 mil pessoas, com sorteio de 50 prêmios, atrações culturais e 12 toneladas de alimentos arrecadados para doação.
O evento, batizado de “Gigantes na Roça”, marcou não apenas a data comemorativa, mas o fortalecimento de uma política pública de valorização dos espaços de lazer, inclusão social e desenvolvimento urbano da zona Leste, uma das prioridades da gestão de David Almeida.
“As zonas Leste e Norte eram áreas praticamente esquecidas pelo poder público. Hoje, entregamos à população espaços que transformam vidas. O parque Gigantes da Floresta é um símbolo disso: um parque humanizado, que promove entretenimento, qualidade de vida e convívio familiar. Em apenas um ano, foram mais de 3,6 milhões de visitas e o mais bonito: nenhum ato de vandalismo. Isso mostra que o parque é do povo e o povo cuida”, declarou o prefeito.
Inaugurado em 2024, o parque Gigantes da Floresta foi construído em uma área totalmente degradada e hoje é um dos maiores sucessos de visitação da capital amazonense. Ele integra o eixo “Cidade Sustentável e Humanizada”, que norteia a política de urbanismo da atual gestão e faz parte de um conjunto de investimentos estratégicos na zona Leste de Manaus, como o complexo viário Rei Pelé, que também ganhou áreas de esporte e lazer para a população.
Durante a festa, artistas locais como Uendel Pinheiro, George Japa, Joe Guerra e John Veiga animaram o público. Os visitantes receberam cupons para concorrer aos prêmios.
“Esse parque é um presente que a gestão entrega ao povo. Um espaço onde as famílias encontram lazer, contato com a natureza, segurança e dignidade. Estamos aumentando a autoestima dos moradores. É isso que nos move: melhorar a vida das pessoas”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Para a diretora-presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Viviana Lira, a festa também teve um papel solidário fundamental. “Arrecadamos 12 toneladas de alimentos, que serão destinados a instituições sociais. Isso mostra que o povo de Manaus não só festeja, mas também é solidário”.
A gestão do Gigantes da Floresta é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a segurança e o acolhimento são algumas das principais características do parque.
“O parque Gigantes da Floresta representa hoje um marco de transformação social na nossa cidade. Em apenas um ano, se consolidou como espaço de lazer, convivência e inclusão para milhares de famílias. Esse resultado mostra que, quando a gestão pública trabalha com seriedade e compromisso com as pessoas, os impactos são reais e duradouros. Nosso objetivo é manter o parque sempre ativo, seguro e acolhedor para todos que o frequentam”, afirmou Costa.
Emoção
Quem esteve no local pôde se emocionar com a queima de fogos e os parabéns cantado pelo prefeito ao lado de um bolo cenográfico de 1 ano do parque. A pequena Maria Lúcia, de 8 anos, resumiu o encantamento das crianças quanto ao local. “A festa está linda. Gosto da piscina, dos brinquedos, dos bichos. Aqui é muito legal”.
Já a visitante de Manacapuru, Luna Guerra, que conheceu o parque pela primeira vez, junto com a avó e tia, Lucy Porto e Lucilene Rebouças, se disse emocionada. “Estou encantada pelo tamanho dos bichos, a qualidade do parque. É uma opção de lazer excelente para toda a família. A prefeitura está de parabéns”.
Mais que um parque, o Gigantes da Floresta representa uma virada de chave no modo como Manaus cuida da sua gente. Um espaço que nasceu da reconstrução de um terreno degradado e se consolidou como símbolo de pertencimento, orgulho e esperança.
“Vamos seguir cuidando desse parque, porque ele é de vocês e, enquanto estivermos à frente da prefeitura, a zona Leste continuará recebendo o investimento que merece. Essa festa é só o começo do que ainda está por vir”, finalizou o prefeito David Almeida, sob aplausos.
— — —
Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito e Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Antonio Pereira/Semcom-Prefeito e Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCkA3X