Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeito David Almeida assina certidão histórica de regularização fundiária para bairros que aguardavam há mais de 100 anos

22 de julho de 2025
Compartilhar

Na tarde desta terça-feira, 22/7, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), o prefeito de Manaus, David Almeida, protagonizou um momento histórico para milhares de famílias da zona Sul da capital amazonense. Em um gesto carregado de emoção, assinou a certidão de regularização fundiária dos bairros Morro da Liberdade, Santa Luzia, Betânia e São Lázaro, áreas que esperavam por esse direito há mais de 100 anos.

“Você não consegue contar nos dedos, sabe por quê? São mais de 100 anos de espera. A minha mãe não conseguiu, o meu pai não conseguiu. Mas agora, na terceira geração da nossa família no Morro da Liberdade, nós vamos conseguir. Essa é a certidão de nascimento dos lotes desses quatro bairros”, declarou David Almeida ao assinar a documentação que será enviada ao cartório, passo final antes da entrega dos títulos.

O processo de regularização já passou por todas as etapas técnicas, como o cadastro social das famílias, o estudo fundiário e a elaboração do projeto fundiário. A próxima fase é o registro cartorial, que permitirá que os moradores recebam, ainda em 2025, o título definitivo com o registro de imóvel em mãos, assegurando o direito à propriedade e o acesso a políticas públicas.

Ao lado do prefeito, o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, reforçou o impacto social da medida. “O que estamos fazendo aqui é devolver dignidade e garantir segurança jurídica às famílias. É mais que papel: é o reconhecimento do direito à terra de quem construiu a cidade ao longo de gerações”.

A iniciativa integra o maior programa de regularização fundiária da história de Manaus, que já ultrapassou 10.300 registros entregues desde 2023 e pretende beneficiar mais de 20 mil famílias até 2026.

Com esse novo passo, a prefeitura reafirma o compromisso com a inclusão social e a justiça fundiária, rompendo com décadas de abandono e promovendo cidadania a quem sempre viveu na informalidade. Como disse o próprio prefeito. “Comemore, Morro da Liberdade, Santa Luzia, Betânia e São Lázaro. Vamos entregar, na sua casa, o seu título definitivo com o registro do imóvel”.

Essa é mais uma ação administrativa com profundo impacto social e que integra uma política pública estruturada da gestão David Almeida, conduzida com base em técnicas eficazes de governança pública. A titulação de terras se alinha diretamente ao Eixo 3 da gestão municipal: Desenvolvimento Social e Cidadania, que prioriza o resgate da dignidade das famílias manauaras por meio de políticas públicas inclusivas, planejadas e transformadoras.

— — —
Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza reunião com fóruns de cultura para diálogo sobre o ‘#SouManaus 2025’

24 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus avança com obras de alargamento da avenida do Turismo, na zona Oeste

24 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeito David Almeida anuncia emenda de R$ 12 milhões para a reestruturação da Fundação Dr. Thomas

24 de julho de 2025
Prefeitura

Gestores escolares da Prefeitura de Manaus participam de palestra sobre ‘Justiça Restaurativa’ promovida pelo MP-AM

24 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeitura informa que a avenida Umberto Calderaro Filho será interditada parcialmente na noite desta sexta-feira, 25/7

24 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus atua de forma emergencial e soluciona problema de alagamento no bairro Raiz

24 de julho de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade