O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, cobrou que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) fiscalize e cobre a concessionária Águas de Manaus para recuperar o asfalto imediatamente após obras de saneamento nas ruas da cidade. A medida foi anunciada pelo vice-prefeito na manhã desta terça-feira, 19/8, durante visita à sede do órgão regulador municipal, na zona Leste de Manaus.
O vice-prefeito destacou que a Ageman vem realizando um trabalho de fiscalização com vistorias diárias pela cidade e que a partir de agora terá um braço operacional ainda maior com o apoio dos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que circulam por diversas áreas da cidade e também com o suporte dos técnicos da Unidade Gestora de Energia (UGPM Energia), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os quais atuam em toda a capital.
“Sabemos que a nossa cidade é muito grande e nós estamos precisando ampliar, intensificar essa fiscalização em torno da recomposição asfáltica que a Águas de Manaus está fazendo, seja após as obras de ampliação da rede de esgoto ou quando vai resolver alguma situação como os vazamentos. Não somos contra a realização desse serviço que sabemos que será de grande importância para a saúde e a qualidade de vida da nossa população, mas o que não dá é para eles fazerem um serviço ruim, de péssima qualidade, como vêm fazendo em vários bairros e justamente nas vias que já foram asfaltadas pela nossa gestão”, afirmou o vice-prefeito.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou a importância do trabalho integrado. “O IMMU vai contribuir ativamente nessa parceria, fiscalizando as intervenções da concessionária e informando, de forma precisa, os pontos da cidade onde houver problemas decorrentes dessas obras. O nosso objetivo é garantir que a população não seja prejudicada e que a malha viária permaneça em boas condições para oferecer segurança e mobilidade a todos os usuários das vias”, enfatizou Flores.
Para o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, o reforço dos novos órgãos parceiros chega em um momento importante. “A chegada do reforço do IMMU e da Seminf fortalece ainda mais o trabalho que a Ageman já vem desenvolvendo na fiscalização da recomposição asfáltica. Essa parceria nos permite ampliar nossa capacidade de acompanhamento e garantir que os serviços de recomposição executados pela concessionária sejam feitos com qualidade e dentro dos padrões exigidos. O objetivo maior é assegurar que a população de Manaus não seja prejudicada com reparos malfeitos e que as obras de saneamento tragam, de fato, benefícios duradouros para a cidade”, pontuou Andrade.
Sobre a atuação da Ageman
A Ageman fiscaliza e regula os contratos de concessão dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e de estacionamento rotativo pago (Zona Azul). O órgão regulador municipal reforça a importância dos usuários acionarem a Ouvidoria da agência nos casos em que as concessionárias responsáveis pelos serviços não apresentarem soluções para suas demandas.
A Ouvidoria da Ageman atende por meio do WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247. Também há atendimento presencial no shopping Phelippe Daou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

— — —
Texto – Tereza Teófilo/Ageman
Fotos – Divulgação/Vice-Prefeito