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Após cobrança da Ageman e UGPM-Água, concessionária de água apresenta plano de recuperação das vias e se compromete a melhorar a qualidade das obras de saneamento

20 de março de 2025
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Após sofrer a aplicação de R$ 2,7 milhões em multas e vinte notificações emitidas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a empresa Águas de Manaus apresentou um plano de recuperação das vias prejudicadas com as obras de esgotamento sanitário e se prontificou a reduzir a quantidade de buracos na cidade. 

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, ressalta a importância dessa parceria, que tem como prioridade garantir o bem-estar da população e melhorar a infraestrutura da cidade. 

“Esta reunião é fundamental para alinharmos um plano de ação eficiente, que busque soluções práticas e rápidas para esses problemas. O objetivo é garantir que os serviços da concessionária de água do município sejam prestados com a qualidade que nossa população merece, mas, ao mesmo tempo, assegurando que a infraestrutura urbana não seja prejudicada. A parceria será essencial para atingirmos essas metas e avançarmos na melhoria dos serviços públicos prestados a todos”, explica Renato Junior. 

O anúncio do Plano de Recuperação aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 20/3, durante uma ação de sensibilização das equipes de campo da empresa em que a Ageman e a Unidade Gestora de Projetos de Abastecimento de Água (UGPM-Água), da Prefeitura de Manaus, cobraram mais compromisso e qualidade na finalização das obras de assentamento de rede e correção de vazamentos nas ruas e avenidas da capital. 

A iniciativa é parte do planejamento estratégico voltado à execução das obras de saneamento na cidade, buscando reduzir transtornos para os usuários e assegurar que as intervenções viárias sejam concluídas de forma eficiente e segura, minimizando os impactos na mobilidade urbana. 

Durante a conversa com os trabalhadores, foi reforçada a necessidade de que os serviços de finalização das intervenções no abastecimento de água e esgotamento sanitário sejam realizados com qualidade para que as vias impactadas não apresentem problemas, sobretudo nos serviços de recomposição asfáltica realizados ao final das obras.

O encontro foi realizado na sede da Águas de Manaus, localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e contou com a participação do diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas, do diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, e do superintendente da UGPM-Água, Robson Goiabeira.

Sobre o Plano de Recomposição, Elson afirmou que as fiscalizações da Ageman vão continuar. “Nós temos notado, principalmente nesse inverno, que o transtorno na população está sendo muito grande, por conta dessa baixa qualidade na realização do serviço, buracos, falta da recomposição. Isso aí tem trazido bastante transtorno para a sociedade como um todo. Então nós vamos, na verdade, intensificar. Vamos aumentar a fiscalização, uma vez que o objetivo é que isso não ocorra mais. Então, assim, ou a empresa se ajusta, ou eles vão sentir no bolso cada vez mais o peso da prefeitura”, afirmou. 

Para o superintendente da UGPM-Água, Robson Goiabeira, a população não pode ser penalizada com a má qualidade dos serviços. “Eles fazem o serviço, abrem o buraco e depois demoram muito para voltar, e isso causa um transtorno muito grande para os pedestres, para os veículos, e isso não pode continuar, por isso estamos cobrando da empresa porque isso não está sendo causado pela prefeitura”, disse. 

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, a apresentação do Plano de recomposição reafirma o compromisso da empresa com a qualidade do serviço e o respeito à Prefeitura de Manaus. 

“Vamos sair daqui com o compromisso de assegurar qualidade nos serviços que vamos fazer. Abriu, fechou. É o nosso compromisso de qualidade e respeito com a população de Manaus e a prefeitura e a nós mesmos que somos usuários dos serviços também”, afirmou Pedro. 

Durante a conversa com as equipes de campo, foram exibidas fotografias de diversos pontos da cidade onde o serviço de recomposição asfáltica ficou comprometido após a conclusão dos serviços da concessionária. 

As equipes também foram em bairros como o Manoa e Campo Dourado para mostrar in loco os prejuízos que as obras de má qualidade estão causando aos munícipes. 

“A melhoria do saneamento básico é essencial para o desenvolvimento de Manaus. As obras são necessárias para garantir avanços no abastecimento de água e na ampliação da cobertura de esgoto, mas é fundamental que os serviços sejam executados com qualidade, respeitando a mobilidade da população. Nós estamos nas ruas fiscalizando e multando a concessionária justamente por causa desses problemas no asfalto”, destacou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade. 

Conforme o Plano de Recuperação, sete áreas serão priorizadas. São elas: Vieiralves, Manoa, Renato Souza Pinto, Oswaldo Frota, Riacho Doce, Petrópolis e Lírio do Valle. As obras levarão três meses para serem concluídas. 

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Texto – Tereza Teófilo/Ageman

Assuntos Prefeitura
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