Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dan Câmara questiona a efetividade da aplicação dos impostos

7 de dezembro de 2023
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos) lançou mão do índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes) para questionar a efetividade da aplicação dos impostos em favor do cidadão. O Irbes, calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, é obtido a partir da somatória da carga tributária em relação ao PIB com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O cálculo leva em consideração os 30 países com a maior carga tributária do planeta e o Brasil aparece na última colocação quanto ao retorno. Em 2023, pela primeira vez, calculou-se o Irbes dos estados, onde o Amazonas surgiu na última posição entre as 27 unidades da federação. Segundo o deputado, contraditoriamente o Amazonas está entre os 15 estados com maior PIB, enquanto Manaus ostenta a quinta posição entre as capitais.
Dan Câmara considera que é preciso haver efetividade na aplicação dos recursos públicos, com a democratização de seus resultados. Ele lembrou o conceito de efetividade, que surge a partir da equação entre eficiência e eficácia.
“A destinação dos recursos públicos precisa ser efetiva na atenção às demandas dos cidadãos. Vivemos atualmente uma crise na saúde, no primeiro semestre acompanhamos o movimento grevista dos professores, tudo isso mesmo que a Constituição de 1988 estabeleça que 25% dos impostos arrecadados por estados e municípios devam ser gastos em educação, enquanto 12% devam ser gastos com saúde”, explicou.
Câmara argumentou que falar de retorno de bem estar social se refere, necessariamente, sobre o acesso do cidadão à saúde, educação, segurança, emprego e renda, saneamento, etc. Segundo ele, os números mostram que o acesso é precário e, ao cruzar com os números do IBGE, percebe-se que o Amazonas é o segundo estado brasileiro com população em situação de pobreza – mais de 56%, só perdendo para o Maranhão. “Precisamos encontrar ferramentas de pronta-resposta, isso há que ser uma prioridade de todos os poderes constituídos”, analisou.
O parlamentar defende que um orçamento com participação popular no planejamento é uma necessidade e declarou que chegou a demandar a Casa Legislativa para que isso fosse feito, mas ouviu como resposta que não havia tempo. Ele agora acredita que as peças orçamentárias que serão votadas antes do recesso, PPA e LOA, são os instrumentos que estão à mão. “Por isso estou na luta pela aprovação das emendas às peças orçamentárias. Não quero ser o pregador da desgraça, quero identificar o problema e ter propostas à solução”, disse.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Daniel Almeida homenageia atletas e esportistas em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas

20 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Roberto Cidade amplia atuação para o fortalecimento da atenção a crianças e adolescentes com TEA

20 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan denuncia as condições precárias dos trabalhadores da segurança pública no interior

20 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto denuncia contrato milionário sem licitação para telessaúde no Amazonas

20 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas debate saúde e segurança pública com foco em políticas inovadoras e proteção à juventude

20 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca a necessidade urgente de pavimentação da BR-319 para garantir a competitividade da ZFM

20 de fevereiro de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade