Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dengue: tratamento da doença em tempo oportuno é tema de seminário virtual para profissionais da saúde

14 de dezembro de 2023
Compartilhar

Diálogo com profissionais buscou ressaltar a importância do tratamento

Foto: Divulgação /FVS-RCP Reforçando as ações de prevenção e combate à dengue no estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto, da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, realizou, na quarta-feira (13/12), o seminário Manejo Clínico de Dengue no Amazonas. A atividade ocorreu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) por meio de transmissão virtual pelo canal de vídeos da Telessaúde.

A ação foi uma iniciativa do Departamento de Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), ambos da FVS-RCP. O público participante do seminário é formado por médicos e enfermeiros que atuam na rede de saúde voltada ao tratamento da dengue. 

O intuito do seminário foi alertar os profissionais de saúde para o atendimento ao paciente em tempo oportuno para evitar óbitos por dengue, tendo em vista o aumento esperado de casos da doença por ocasião do início do período chuvoso no Amazonas que coincide com a sazonalidade da doença no estado. 

Durante o seminário, foram destacadas também, as ações de vigilância laboratorial, planos de contingência, atualizações de notas técnicas e o trabalho conjunto de tratamento e prevenção à dengue com os 62 municípios do Amazonas.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destacou o papel fundamental dos profissionais no tratamento em tempo oportuno. “A capacitação fortalece as abordagens de tratamento eficazes para a dengue. Isso inclui a atenção primária, média e de alta complexidade com o objetivo de evitar agravamento e até mesmo óbitos por dengue”, disse.

A gerente de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV-Dengue) do DVA da FVS-RCP, Luzia Mustafa, ressalta que o diálogo com os profissionais busca deixar as equipes de saúde mais sensíveis e alertas diante de diagnósticos que possam apresentar agravamento clínico.  

“Sensibilizar esses profissionais é de extrema necessidade, até pelo fato de a dengue poder ser confundida com outras arboviroses, como zika e chikungunya. Então, o tratamento adequado desses pacientes evita a forma mais grave e o óbito pela doença”, afirmou Luzia. 

Cenário

Conforme o último boletim com cenário epidemiológico de dengue no Amazonas, divulgado pela FVS-RCP no dia 30 de novembro, foram notificados 15.460 casos de dengue e registrados 11 óbitos pela doença no período de janeiro a novembro de 2023. A FVS-RCP destaca que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Baile de Carnaval no CECF Teonizia Lobo agita comunidade do Mutirão

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

UGPE assina termo para compartilhar ELO Liberdade, do Prosamin+, com a Associação dos Moradores da Betânia

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Amazonastur fecha primeira ação do ano com recorde de cadastros no Amazonas To Go, em Tefé

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Edital do Governo do Amazonas de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado recebe propostas

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: Ensaios técnicos das escolas de samba têm início neste sábado

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 134 vagas de emprego para esta sexta-feira

20 de fevereiro de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade