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Prefeitura

Julho tem aumento de 11% no volume de atendimentos da prefeitura em licenciamento urbano

7 de agosto de 2025
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Com 6.774 serviços prestados, o mês de julho foi o recordista em atendimento realizado pela Prefeitura de Manaus, no sistema de licenciamento urbano da capital, segundo dados do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Comparando com 2024, a alta é de 11%, contra 6.104 serviços realizados no período anterior.

No acumulado do ano, são 39.450 atendimentos feitos pelo Implurb, um incremento de 18% frente aos sete meses de 2024: 33.445. Em julho, a Gerência de Atendimento (Geat) recebeu 3.452 e-mails, formalizou 761 processos e teve 874 ligações, contando ainda com 1.791 atendimentos presenciais.

“Esses números refletem o esforço contínuo da nossa equipe em melhorar os serviços prestados ao cidadão. Temos investido em agilidade, transparência e eficiência nos processos, porque entendemos que o licenciamento urbano tem impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento da cidade”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Todos os serviços e processos passam pela Geat, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos e banco de dados.

Os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail respostaimplurb@outlook.com.

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.

O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

Na página do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que esses canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb

Assuntos Prefeitura
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