Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Modernização e expansão marcam os cinco anos de gestão da instituição à frente do Complexo Hospitalar Zona Norte

26 de abril de 2024
Compartilhar

O local abriga o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles, que hoje são referências na rede estadual de saúde

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

O Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), estrutura que faz parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completou, nesta quinta-feira (25/04), cinco anos de atuação sob a gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). Composto pelo Hospital Delphina Aziz e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, o complexo se destaca pelos avanços conquistados, a modernização e a expansão dos serviços.

“Hoje, o Delphina Aziz é referência no atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidades, no Amazonas, e a UPA Campos Salles tem papel importante como unidade de urgência e emergência na rede pública”, destaca a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.

A celebração da data foi realizada em solenidade no auditório do Hospital Delphina Aziz, durante o encerramento da 3ª Reunião Corporativa do INDSH. O evento contou com a presença do secretário executivo da SES-AM, Silvio Romano, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, e a secretária Nayara Maksoud, que se encontra cumprindo agenda em Brasília.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Contou, ainda, com a participação da secretária executiva de Assistência da SES-AM, Liege Maria Rodrigues, do presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, do diretor Operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do instituto, Anderson Gasparini, e do diretor executivo do CHZN, Anderson Barros, além de profissionais que integram as equipes de trabalho do complexo.

Em seu discurso, o secretário executivo Silvio Romano agradeceu a parceria com o instituto e falou sobre a importância do CHZN, no fortalecimento da saúde, no Amazonas. “É uma parceria exitosa, com excelentes resultados. Esta unidade foi fundamental para a rede de saúde do Estado. Desde 2019, quando o governador Wilson Lima assumiu a administração estadual, tivemos uma significativa melhora na qualidade dos atendimentos nas unidades do complexo, o que, inclusive, nos impulsionou, como administração direta, a buscar, neste modelo, nossa referência de qualificação. O sentimento, hoje, é de muita gratidão”, afirmou.

O presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, ressaltou o apoio recebido do Governo do Estado, durante esses cinco anos de atuação. “Recebemos do Governo do Amazonas a missão de transformar o Hospital Delphina Aziz em um centro de referência, e assim o fizemos. Não podemos deixar de destacar a confiança que recebemos para executar nosso trabalho, e é isso que estamos fazendo ano após ano, trabalhando e avançando para salvar vidas”, reforçou.

O diretor executivo do CHZN, Anderson Barros, agradeceu a equipe de trabalho e ressaltou a trajetória de vitórias do IDNSH à frente do complexo. “Agradeço a toda a equipe, pela confiança, e ao instituto, que tanto tem trabalhado para entregar a melhor estrutura para a população amazonense. Esse é o momento de olhar para nossa história com muito orgulho, uma história muito exitosa. Agradeço à SES que sempre apoia e abraça nossas causas”, frisou.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Desde 2019, o CNHZ vem alcançando uma série de avanços e conquistas, beneficiando a população e reconduzindo os padrões de cuidados com projetos de humanização. As duas unidades que fazem parte do complexo, passaram por um processo de modernização e expansão, com o intuito de ampliar e aprimorar os serviços oferecidos.

O Hospital Delphina Aziz passou a operar com 100% de sua capacidade e a UPA Campos Salles foi revitalizada para garantir um ambiente mais seguro e confortável para os usuários e funcionários.

Hospital Delphina Aziz

No Hospital Delphina Aziz, o primeiro ano de administração foi marcado pelo início de funcionamento do ambulatório; reinauguração do centro cirúrgico; aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de 10 para 50; inauguração da UTI pediátrica com 20 leitos; e aumento de leitos de internação para 84, no total.

Em 2020, o INDSH aprimorou os serviços e implementou novos protocolos, o que permitiu aumentar a capacidade de atendimento nas unidades, garantindo aos usuários assistência e cuidados de forma rápida e adequada. Nesse mesmo ano, o Hospital se tornou referência no enfrentamento à Covid-19, aumentou o número de leitos de UTI e leitos de internação, além disso, teve o primeiro “corredor da vitória” (pacientes em alta médica de Covid, e primeiras vacinações na unidade).

Pelo trabalho realizado durante a pandemia, em 2021, o Hospital recebeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde. A unidade se tornou um hospital de campanha e, com isso, aumentou o número de leitos de UTI para 180; inaugurou o setor de fisioterapia (reabilitação) e o Hospital DIA. Neste período, foram alcançadas 10 mil altas e houve a transição de atendimentos de Covid para Hospital Geral.

As conquistas seguiram em 2022, quando a unidade iniciou atendimentos de cirurgias de média e alta complexidades e criou a “tomozinha”, espaço lúdico que concentra os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética de crianças e adultos.

O ano também foi marcado pelo início do Programa Opera Mais, que ampliou a oferta de cirurgias eletivas no Amazonas e o início do processo de Acreditação ONA, método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

Em 2023, a unidade reafirmou seu compromisso com a segurança do paciente ao conquistar a certificação ONA 1, que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos da instituição. E, de forma inédita, iniciou, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as cirurgias de implante coclear, transplante renal e de reconstrução de mama.

No primeiro trimestre de 2024, o Hospital deu início do mutirão de cirurgias em especialidades como oftalmologia, ginecologia, mastologia e proctologia, atendendo mais de 8 mil pacientes e ampliando, assim, o acesso da população a esses procedimentos.

UPA Campos Salles

Em cinco anos, a Unidade de Pronto Atendimento Campos Salles se tornou referência em atendimentos de urgência e emergência na capital amazonense. Somente em 2023, somou mais de 162 mil pacientes atendidos e quase 400 mil procedimentos realizados.

A UPA realiza mais de 10 mil atendimentos por mês. No primeiro trimestre de 2024, de janeiro a março, já foram mais de 43 mil pacientes e mais de 69 mil procedimentos realizados.

A unidade está integrada em projetos nacionais, em parceria com o Hospital do Sírio Libanês e o Hospital do Coração (Hcor). Atualmente, está em processo para alcançar a certificação QMENTUM Internacional, que avalia e monitora os padrões de alta performance para que as organizações melhorem constantemente o seu desempenho.

O post Modernização e expansão marcam os cinco anos de gestão da instituição à frente do Complexo Hospitalar Zona Norte apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Baile de Carnaval no CECF Teonizia Lobo agita comunidade do Mutirão

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

UGPE assina termo para compartilhar ELO Liberdade, do Prosamin+, com a Associação dos Moradores da Betânia

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Amazonastur fecha primeira ação do ano com recorde de cadastros no Amazonas To Go, em Tefé

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Edital do Governo do Amazonas de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado recebe propostas

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: Ensaios técnicos das escolas de samba têm início neste sábado

20 de fevereiro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 134 vagas de emprego para esta sexta-feira

20 de fevereiro de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade