Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeitura de Manaus apresenta ações de prevenção e combate à tuberculose à pesquisadora do Canadá

17 de março de 2025
Compartilhar

O avanço e os desafios da Prefeitura de Manaus na prevenção e tratamento da tuberculose foram apresentados, na manhã desta segunda-feira, 17/3, para a professora Amrita Daftary, da Escola de Saúde Global da Universidade de York, em Toronto, no Canadá. A pesquisadora foi recebida na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Semsa), pela gestora da pasta, Shádia Fraxe.

Ao receber a pesquisadora, a secretaria Shádia Fraxe destacou o impacto positivo da ferramenta ITB, criada pelo Centro de Controle da Tuberculose e pelo Departamento de Inteligência de Dados (DID), que reúne dados como o número de casos da doença, atendimento em unidades de saúde e monitoramento de pacientes. “Um dos nossos principais desafios é a interrupção do tratamento. Ao interrompê-lo, o paciente continua a transmitir a doença e a resistência aos medicamentos aumenta, assim como o risco de morte por tuberculose. É por isso que a ferramenta ITB é tão importante. Essa tecnologia permite que nossas ações sejam mais assertivas”, reforçou a secretária.

Ao apresentar as informações sobre o cenário epidemiológico da capital, a enfermeira Dinah Carvalho, do Centro de Controle da Tuberculose da Semsa, responsável pelo ExpandTPT em Manaus, mostrou as ações bem-sucedidas no tratamento preventivo da tuberculose (TPT) em indivíduos que têm contato com pessoas infectadas e os esforços da Semsa para reduzir a incidência de casos.

Outro aspecto positivo destacado foi o investimento na qualificação de servidores para aplicação e leitura do teste de tuberculina. O exame, que era oferecido em 16 unidades de saúde, agora, é realizado em 50 estabelecimentos.

O aumento na detecção de casos de ILTB (Infecção Latente por Tuberculose), quando a pessoa é infectada pelo bacilo M. tuberculosis, mas não há manifestação ativa da doença, também foi evidenciado na exposição.

A pesquisadora Amrita Daftary, que tem doutorado e mestrado em Saúde Pública, disse que ficou impressionada com as soluções tecnológicas, o entusiasmo e o compromisso da gestão em enfrentar a tuberculose em Manaus. “Fiquei positivamente impressionada com o entusiasmo da gestão em gerar dados que ajudam a entender os aspectos clínicos e sociais da doença. Percebi que há um compromisso em investigar os determinantes sociais relacionados à tuberculose com populações vulneráveis e ações para apoiar pacientes e famílias, investigando esses contatos e fornecendo tratamento”, destacou.

Além da titular da Semsa, participaram da apresentação o subsecretário de Gestão em Saúde, Djalma Coelho; a assessora da Subsecretaria de Gestão em Saúde, Aldeniza Araújo; a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador, Marinélia Ferreira; a chefe do Centro de Controle da Tuberculose, Eunice Jácome; o gestor de Análise de Situação de Saúde da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), Alexandre Inomata; e Manoel Eduardo de Aquino Tavares, estudante de enfermagem do Paic/Semsa.

Além da sede da Semsa, a pesquisadora Amrita Daftary também visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, na zona Oeste da capital. Na terça-feira, 18/3, a especialista vai à Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do rio Negro.

Além de trabalhar na Universidade de York, Amrita Daftary também é afiliada ao Centro de Pesquisa sobre Aids da África do Sul (Caprisa) e dirige um centro de ciências sociais sobre tuberculose, SSHIFTB. Em seus estudos, ela utiliza métodos qualitativos e de ciência da implementação para lidar com os determinantes sociais da tuberculose (TB), incluindo TB resistente a medicamentos e TB-HIV. Ela pesquisa com comunidades afetadas na África do Sul, Índia e Canadá, entre outras regiões.

 — — —

Texto e fotos – Tânia Brandão/Semsa

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Prefeito David Almeida participa da troca de comando do CMA e reafirma compromisso de cooperação com as Forças Armadas

19 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus tem representação em fórum nacional realizado em Recife

19 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura alinha início de obras para reabertura ao tráfego de veículos de quatro ruas históricas do centro de Manaus

19 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus avança com pavimentação de ladeiras no ramal Rio Branquinho

19 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus reforça rede de proteção e inclusão para pessoas em situação de rua

19 de agosto de 2025
Prefeitura

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de palestra da comissão “OAB Vai à Escola” sobre bullying e cyberbullying

19 de agosto de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade