Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeitura de Manaus encerra ‘Junho Verde’ com programação e indicadores históricos

30 de junho de 2025
Compartilhar

A programação extensa do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”, da Prefeitura de Manaus, chega ao fim com indicadores históricos. A meta anual de plantio, por exemplo, já foi ultrapassada em seis meses. Foram mais de 15 mil mudas plantadas e 66 mil doadas no primeiro semestre deste ano, com o mês de junho repleto de atividades em alusão ao meio ambiente.

A ação de encerramento aconteceu, nesta segunda-feira, 30/6, com plantio realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), em uma área verde no Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade.

“Por determinação do prefeito David Almeida, avançamos na gestão ambiental com o objetivo de posicionar Manaus como referência em sustentabilidade. Não temos apenas indicadores históricos na arborização, focamos também na gestão das áreas protegidas e nas ações de controle e de fiscalização ambiental. Outro marco é a elaboração e revisão em curso de três importantes planos de gestão: Ação Climática, Redução de Riscos e Desastres e o de Saneamento Básico, que estão em diferentes fases e devem ser apresentados até o fim do ano”, destacou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

A atividade contou com a participação de alunos da escola estadual João Bosco Pantoja, localizada no bairro Compensa, e da organização não-governamental (ONG) Argilando, que possui sede no Rio de Janeiro.

“A Argilando está levando o programa de voluntariado de jovens ambientalistas para todo o Brasil e é um privilégio ter o hub da região Norte sendo realizado em Manaus”, explicou o diretor-presidente da Argilando, Pedro Ronan Marcondes.

Uma das alunas que participou do plantio foi a Rebeca Sofia Rodrigues, que realizou a ação do plantio de mudas pela primeira vez e deixou uma reflexão à população de Manaus. “Não jogar lixo na rua e plantar na sua própria casa é uma forma de cuidar do meio ambiente. Estamos ajudando o futuro, plantando árvores”, enfatizou a jovem que deixou seu legado no Parque das Tribos, ao plantar mudas florestais, como a da espécie munguba (Pachira aquatica).

Manaus Mais Ambiental

O ano está só na metade e a meta anual de plantio já foi ultrapassada. Manaus conta com 15.933 novas árvores – plantadas de janeiro a junho deste ano. O número representa quase o triplo do plantado em todo o ano de 2024, que foi de 5.750 mudas.

De janeiro de 2021 até 30 de junho deste ano, a Prefeitura de Manaus já plantou mais de 38 mil mudas em todas as zonas da cidade. Nos seis primeiros meses deste ano, foram distribuídas mais de 66.065 mil mudas à população, nas ações da Semmasclima. Desse quantitativo, apenas na primeira semana do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”, foram distribuídas 21.127 mudas em uma ação histórica, envolvendo mais de 50 pontos simultâneos de doação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Uma apresentação sobre estes planos foi realizada na última sexta-feira, 6/6, no Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, reunindo especialistas, estudantes e profissionais da área ambiental.

Na abertura do “Junho Verde”, no dia 3/6, foi assinada a Carta Compromisso de adesão ao programa “Meu Município pelos ODS”, promovido pelo governo federal. Com isso, Manaus passa a integrar o grupo de 50 cidades brasileiras que assumem o protagonismo na implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima são alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A dimensão internacional da agenda ambiental de Manaus pode ser vista com a participação da cidade em projetos como o do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), no qual Manaus foi selecionada entre 250 propostas do mundo todo. No dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5/6, foi apresentado o projeto que fortalece a agricultura urbana e periurbana como vetor de inclusão social, restauração ambiental e segurança alimentar.

Nas ações de restauração às margens de igarapés, a Prefeitura de Manaus, em toda a extensão da alameda Alphaville, já plantou mais de 4 mil mudas, de 2021 até junho deste ano, no trecho que inclui as duas etapas do parque Amazonino Mendes, o parque Gigantes da Floresta e a faixa de Área de Preservação Permanente (APP), ao longo do igarapé do Mindu, nesta região.

Outro evento importante foi a Oficina Regional Norte do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) realizada em Manaus, nos dias 17 e 18/6, com a participação de representantes de 17 cidades. A comitiva visitou o Centro de Produção de Mudas de Manaus, que funciona no Instituto Federal do Amazonas (Ifam – Campus Leste) e conferiu os avanços da arborização da capital amazonense. Promovida no âmbito do Programa Cidades Verdes Resilientes, a oficina integra o processo participativo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, além do apoio da Prefeitura de Manaus e outras instituições.

Na programação do “Junho Verde”, houve ainda um mutirão de limpeza no igarapé do Mindu, que envolveu servidores da Semmasclima e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e voluntários, como os membros do Grupo de Escoteiros Ágape e do Instituto Descarte Correto. Em algumas horas da manhã do dia 14/6, foi retirada meia tonelada de resíduos do trecho do igarapé dentro do Parque do Mindu. A ação foi de sensibilização da população para o descarte de seus resíduos da forma correta.

“De janeiro de 2021 até hoje, foram retirados pela Semulsp mais de 23 mil toneladas de resíduos da orla do rio Negro. Este número é alto. Mas, quando comparamos os dados de janeiro de 2024 e janeiro de 2025, vemos uma queda em quase 40%. Isso foi graças à instalação das 11 ecobarreiras em igarapés pela gestão do prefeito David Almeida”, pontuou o titular da Semmasclima, ao lembrar que outras 10 ecobarreiras devem ser instaladas pela gestão municipal, tendo mais 108 pontos mapeados para as estruturas flutuantes que retém volume considerado de resíduos em locais estratégicos para a coleta.

Ações de educação ambiental fizeram parte da programação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, no dia 25/6, envolvendo comunitários e alunos da escola municipal São João e também foi feita junto aos passageiros de embarcações atracadas no porto de Manaus, no dia 27/6, abordando a importância dos animais silvestres e descarte correto de resíduos.

A edição do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental” deste ano foi uma das mais extensas da história da cidade, mas o trabalho da Semmasclima continua. Além das ações diárias de atendimento, arborização, educação ambiental, fiscalização, licenciamento e gestão de áreas protegidas, o próximo evento será o lançamento da campanha de Combate às Queimadas, que será realizado no dia 8/7, às 9h, no Parque Municipal do Mindu.

— — —

Texto e fotos – Taianna Castro/Semmasclima

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Prefeitura de Manaus recupera avenida estratégica que liga três zonas da capital

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus inicia 2º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti de 2025

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em rede de drenagem no bairro Compensa

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus reconstrói acesso no bairro Nova Cidade com nova ponte de 200 metros

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus intensifica obras de drenagem na Alvorada

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus avança com obras simultâneas e reforça infraestrutura na zona Norte

30 de junho de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade