Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeitura de Manaus leva assessoria pedagógica ao espaço indígena Wekt Dtpoa

29 de abril de 2025
Compartilhar

Com o compromisso de fortalecer a educação diferenciada nas comunidades tradicionais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 29/4, uma ação de assessoramento pedagógico no Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas Wekt Dtpoa, localizado na comunidade indígena Barreirinha, às margens do rio Cuieiras.

A iniciativa tem como objetivo acompanhar de perto o trabalho dos educadores que atuam em áreas indígenas, respeitando os contextos culturais e fortalecendo as práticas pedagógicas com base nos princípios da educação indígena.

Durante a visita, a gerente da Educação Escolar Indígena da Semed, Eneida Afonso, destacou a importância do assessoramento contínuo para garantir uma educação de qualidade.

“A presença da secretaria nas comunidades, reafirma nosso compromisso com uma educação, que respeita a identidade dos povos originários. Estamos aqui para somar e apoiar cada professor em sua missão”, afirmou.

A atuação da secretaria consiste em oferecer ferramentas e orientações pedagógicas, respeitando as especificidades de cada comunidade. Cabe ao professor indígena, que conhece a realidade local, adaptar essas ferramentas e conduzir o trabalho conforme a vivência de seu povo.

Eneida também ressaltou que muitos dos cadernos utilizados hoje foram produzidos por professores indígenas e viabilizados com apoio de editais culturais.

“Esses livros e cadernos que temos hoje foram impressos por conta do apoio à cultura. Neste ano, a secretaria vai produzir novos cadernos, tanto para uso escolar quanto para apoio às práticas culturais também”, complementou.

O professor Samuel dos Santos, responsável pelo espaço pedagógico na comunidade Barreirinha, destacou como o apoio recebido tem contribuído para seu trabalho.

“Antes, eu não sabia como fazer o trabalho com as duas línguas dentro da sala de aula. O apoio dos assessores pedagógicos abriu minha mente. Comecei a evoluir, a melhorar minhas ideias, compreender melhor como trabalhar. A gente não tinha muita compreensão sobre algumas coisas, mas esse apoio foi muito bom. Hoje já consigo fazer um trabalho mais completo com os alunos”, afirmou.

Como parte da ação, foi entregue ao educador da comunidade um kit de apoio pedagógico contendo apagador, pincel de lousa, canetas, borrachas, um planner e uma garrafa de água, itens simples, mas fundamentais para o dia a dia em sala de aula.

A Prefeitura de Manaus segue atuando para fortalecer a educação indígena, reconhecendo o papel dos professores como agentes fundamentais na preservação da cultura e no desenvolvimento das futuras gerações.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues / Semed

Fotos – Divulgação / Semed

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Prefeito David Almeida celebra 1 ano do Parque Gigantes da Floresta com 30 mil pessoas e 12 toneladas de alimentos arrecadados

5 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeitura desarticula 35 lixeiras irregulares no segundo dia de operação em Manaus

5 de julho de 2025
Prefeitura

Primeira edição do ‘Manaus Cidadã’ realiza 6 mil atendimentos na zona Leste

5 de julho de 2025
Prefeitura

Cursos de capacitação e atualização profissional qualificam atenção à saúde bucal da prefeitura

4 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura com frentes simultâneas na zona Leste

4 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus executa desobstrução e limpeza de caixa coletora no conjunto Augusto Montenegro

4 de julho de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade