Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeitura de Manaus monitora fluxo de veículos pesados na avenida Constantino Nery

7 de março de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na manhã desta sexta-feira, 7/3, uma operação de fiscalização de veículos pesados, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da cidade. A via, regulamentada como zona de máxima restrição para veículos de grande porte, foi o foco do monitoramento para garantir o cumprimento das normas de trânsito e segurança.

“Precisamos reforçar o monitoramento e proporcionar maior segurança viária e ordenamento urbano. A avenida Constantino Nery é um importante corredor viário da cidade e estratégico para o fluxo de tráfego na capital, e é fundamental que as regras estabelecidas sejam respeitadas para a segurança de todos”, informou o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari.

Durante a operação, aproximadamente 29 veículos pesados foram autuados por violações relacionadas ao horário e peso permitidos para circulação na área. “Essas infrações não são apenas questões de regulamentação. Elas têm implicações diretas na segurança dos pedestres, na integridade do asfalto e na fluidez do tráfego. Veículos pesados circulando fora do horário e peso estipulados podem causar sérios riscos e congestionamentos”, finalizou Ventilari.

Essa ação da prefeitura garante a observância das normas de trânsito, visando criar um ambiente urbano mais seguro e bem ordenado. Além disso, faz parte de um conjunto abrangente de estratégias implementadas pela prefeitura, via IMMU, todas destinadas a aprimorar a mobilidade urbana e assegurar que as ruas e avenidas da cidade sejam seguras e facilmente transitáveis para a população.

Zona Máxima

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira. As medidas são estratégicas, pois visam reduzir o congestionamento em horários de pico e prevenir o desgaste excessivo do pavimento, contribuindo para a preservação da infraestrutura viária e para a segurança de todos que compartilham o espaço urbano.

Autorização

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, 1.180, Cachoeirinha, das 8h às 14h.

Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

— — —

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

NOTA – Prefeitura de Manaus repudia furto e vandalismo no complexo viário Rei Pelé

16 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura seleciona profissionais para atuar na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2025

16 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Obras do ‘Plano de Verão’ da prefeitura transformam rua Santa Bárbara, no Tarumã

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Mutirão da Prefeitura de Manaus avança no Centro com ações de recuperação viária 

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura abre cadastro para lote exclusivo de ingressos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ para PcDs na próxima semana 

15 de agosto de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade