Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeitura de Manaus promove ação alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas 

15 de agosto de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta sexta-feira, 15/8, uma ação em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9/8, aos representantes de comunidades indígenas da zona Norte da cidade. A iniciativa ocorreu na sede da Associação Ineamanatã Apurinã, no conjunto Cidadão 12, no bairro Monte das Oliveiras.

O evento foi realizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte, com apresentação do resultado do trabalho de georreferenciamento que identificou 30 comunidades indígenas na zona Norte de Manaus.

Representando a diretoria do Disa Norte, a enfermeira Anete Dantas informou que o trabalho de georreferenciamento das comunidades indígenas, iniciado há quatro anos, é mais um instrumento para o planejamento da oferta dos serviços de saúde, especialmente para as comunidades mais vulneráveis.

“Um dos objetivos do georreferenciamento é identificar o território em que as comunidades indígenas estão localizadas, o que torna possível fortalecer o vínculo dessa população com a unidade de saúde mais próxima. É um trabalho que garante um melhor fluxo no atendimento na Atenção Primária à Saúde, ampliando a oferta de serviços quando necessário e fazendo com que a população indígena possa ter acesso em tempo oportuno a todos os serviços da rede municipal”, afirmou Anete.

De acordo com a técnica de Saúde Indígena do Disa Norte, Isabelly da Costa Santos, o trabalho de georreferenciamento resultou em um mapa que mostra as 30 comunidades indígenas na zona Norte de Manaus, com 42 etnias, e uma população de cinco mil pessoas.

A técnica explicou que o georreferenciamento foi realizado com o apoio de agentes indígenas de saúde, inicialmente em duas comunidades, mas que o mapeamento mais amplo identificou um maior número de grupos indígenas no território.

“São pessoas que vivem no contexto urbano, mas preservando a identidade cultural. No evento de hoje para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o objetivo foi proporcionar um espaço para apresentação do resultado do georreferenciamento, mas também do artesanato, da música e da dança das comunidades indígenas”, destacou Isabelly.

O mapeamento também foi usado para elaborar um perfil epidemiológico com informações sobre grupos de pessoas (crianças, adultos e idosos) e os agravos identificados entre a população indígena, como diabetes e hipertensão.

“A apresentação do mapa para as comunidades indígenas é uma oportunidade de mostrar que temos informações para trabalhar de forma mais eficiente e estabelecer projetos com as unidades de saúde, buscando melhoria no atendimento”, afirmou Isabelly. 

A líder da comunidade Ineamanatã Apurinã, Xytara Apurinã, participou da atividade no conjunto Cidadão 12 e enfatizou a importância do trabalho dos agentes indígenas de saúde no fortalecimento do acesso aos serviços na rede de saúde.

“Aqui na zona Norte, os agentes de saúde fazem um trabalho muito bom, eles ajudam a programar as ações de saúde dentro da comunidade. E a gente fica mais à vontade com eles para dizer o que precisa. É parente com parente e, mesmo que seja de outra etnia, a gente se entende melhor”, garantiu Xytara Apurinã.

O agente indígena de saúde Iranilson Militão Gabriel, da etnia Macuxi, iniciou a atuação na rede municipal de saúde em 2020 e explicou que o atendimento em saúde nas comunidades indígenas é feito com o alinhamento entre os caciques e as Unidades de Saúde.

“Uma estratégia é promover ações de saúde aos sábados em locais dentro das comunidades, depois de alinhar a programação com os líderes indígenas. Então, são organizadas ações com consultas médicas e de educação em saúde com profissionais de nutrição, saúde bucal, e das equipes técnicas de áreas como tuberculose, hanseníase, hipertensão e diabetes”, informou Iranilson.

Política

Durante a programação, a chefe do Núcleo de Promoção de Respeito à Diversidade da Semsa, Liege Franco de Sá, informou que Manaus conta com aproximadamente 12 mil indígenas cadastrados no sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Segundo ela, o trabalho de georreferenciamento realizado no Disa Norte é um protótipo e que a intenção é que seja realizado nos outros Distritos de Saúde (Sul, Leste, Oeste e rural). “É uma estratégia para que tenhamos, de forma fidedigna, o número de indígenas vivendo em Manaus no contexto urbano”, explicou Liege.

Além do georreferenciamento das comunidades indígenas, Liege Sá lembrou que a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, está em processo elaboração da Política Municipal de Saúde Integral para Povos Originários em Contexto Urbano.

“O trabalho é direcionado para construir estratégias voltadas para as especificidades das populações indígenas, o que envolve questões de ancestralidades, medicina tradicional e de interculturalidade”, esclareceu Liege.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Obras do ‘Plano de Verão’ da prefeitura transformam rua Santa Bárbara, no Tarumã

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Mutirão da Prefeitura de Manaus avança no Centro com ações de recuperação viária 

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura abre cadastro para lote exclusivo de ingressos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ para PcDs na próxima semana 

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura abre inscrições para o Corpo de Dança de Manaus na próxima segunda-feira, 18/8

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Ageman cede tablets ao Procon Manaus para reforçar fiscalização e defesa dos direitos do consumidor

15 de agosto de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade