Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeitura tem alta de 81% em notificações de engenhos publicitários irregulares em Manaus

15 de agosto de 2025
Compartilhar

Somando alta de 81% no volume de notificações para publicidade irregular na capital, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), intensifica a fiscalização de engenhos publicitários no acumulado do ano. De janeiro a julho, foram realizadas 353 ações na área, contra 195 do mesmo período do ano anterior. No acumulado de sete meses, foram aplicadas 21 infrações por irregularidades de acordo com o Plano Diretor, uma alta de 91% frente a 2024, quando foram registradas 11.

Segundo dados da Gerência de Engenhos Publicitários (GEP) e da Divisão de Controle (Dicon), até julho, também foram feitos 259 processos com ação fiscal no setor, sendo 154 apenas no mês passado.

Nas ações, um dos destaques é de uma empresa que foi notificada e multada por instalação de painéis de LED sem licença, com quatro mobiliários na cidade, no Adrianópolis, Alvorada, Flores e Novo Aleixo. Segundo a gerente do (GEP), arquiteta e urbanista Naiara Freitas, qualquer instalação de publicidade deve seguir o trâmite legal de licenciamento e obter, obrigatoriamente, alvará expedido pelo Implurb. As orientações e a lista de documentos necessários estão disponíveis no site oficial do Implurb.

“É preciso procurar o Implurb para formalizar o processo de viabilidade de publicidade. A instalação deve acontecer somente após a emissão do alvará. No site, temos a lista de documentos necessários para a formalização de processo, e em um dos itens explica o que as empresas que exploram publicidade devem fazer para estarem regulares”, reforçou Naiara.

Os painéis, por exemplo, precisam ter identificação da empresa de mídia ou responsável, e o número do processo de cadastro junto ao órgão municipal competente. Mesmo quando instalados em propriedade privada, os mobiliários precisam passar por licenciamento obrigatório, como determina a lei municipal.

Naiara reforça a importância da formalização e da consulta prévia ao Implurb. “Trabalhamos para garantir que os serviços públicos sejam de qualidade e que a ocupação do solo seja planejada e ordenada”, afirmou.

O Implurb está montando nova operação para dar continuidade às ações fiscais, incluindo a retirada e remoção de painéis e outdoor irregulares.

Engenho publicitário

Engenho publicitário é todo dispositivo, fixo ou móvel, com estrutura própria, destinado à exibição de anúncios. Estão entre os engenhos regulamentados pelo Implurb estruturas como placas, letreiros, tabuletas, relógios digitais, totens, adesivos, pinturas, outdoors, mupis, faixas, flâmulas, cavaletes, painéis frontlight e backlight, painéis de LED, painéis móveis, balões infláveis, cartazes e empenas.

De acordo com a Lei Complementar 005/2014, engenhos publicitários são considerados mobiliários urbanos, implantados em logradouros públicos ou privados, e adicionados à urbanização ou edificação. Portanto, a responsabilidade pela instalação e manutenção adequada desses dispositivos é compartilhada entre o poder público e os agentes privados que os utilizam para fins comerciais.

Instalação

Todos os engenhos publicitários instalados ou que venham a ser instalados e que sejam visíveis a partir de áreas públicas, como ruas e calçadas, devem ser licenciados junto ao Implurb. O licenciamento é anual e pode ser requerido por até cinco anos, a contar da data da expedição, mediante o pagamento da taxa proporcional ao período solicitado. Entre 2024 e 2025, mais de 50 empresas foram cadastradas junto ao órgão, demonstrando um avanço significativo na regularização do setor em Manaus.

A legislação também estabelece que qualquer alteração na dimensão ou na estrutura de sustentação do engenho implica a exigência de atualização imediata da licença.

A população pode colaborar com as ações de ordenamento urbano, usando o Disque Denúncia no telefone 3673-9305 e pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e no disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br

— — —

Texto – Yasmin Oliveira / Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Representantes de cidades brasileiras confirmam presença no 11º Encontro InREDE em Manaus

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus e Funati promovem capacitação para cuidado humanizado à pessoa idosa

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Ageman intensifica fiscalização em saneamento e supera total de 2024 em apenas sete meses

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus promove oficina de Figurino Audiovisual com Maira Cruz pelo Promfac

15 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem na zona Norte

14 de agosto de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade