Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Municipal

Raiff Matos teve 11 leis sancionadas em 2023

26 de dezembro de 2023
Compartilhar

O vereador Raiff Matos (DC) fechou o ano de 2023 com 11 leis sancionadas pelo prefeito David Almeida (Avante).
“Foi uma grande vitória para as famílias amazonenses. Com essas leis, temos a convicção de que as famílias serão valorizadas e protegidas em Manaus”, afirmou o vereador. As leis sancionadas garantem, por exemplo, vagas para os irmãos na mesma escola, ações de prevenção contra a amputação de diabéticos e de cuidado aos nascituros, além da lei de acessibilidade para PcDs na Ponta Negra.
“Um excelente resultado do nosso trabalho como legislador. O objetivo é sempre criar leis que valorizem e protejam as famílias de Manaus”, acrescentou Raiff.
Lei n. 3.013, de 11 de janeiro de 2023 – Essa lei inclui no calendário oficial da cidade de Manaus, o Dia da Poesia, a ser comemorado em 4 de setembro. É um resgate à memória do poeta Luiz Bacellar autor de livros como “Frauta de Barro” e “Sol de Feira” que retratam, de maneira poética, a memória da cidade. “Essa lei é uma homenagem à cidade de Manaus”, justificou o vereador.
Lei ordinária nº 3.087, de 03 de julho de 2023 – Essa lei inclui no calendário oficial da cidade de Manaus, o Dia do Conservadorismo, a ser comemorado sempre no dia 10 de março. A proposta da legislação é abrir espaço em Manaus para uma reflexão sobre o conservadorismo, que é um pensamento político que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais – como a família, a comunidade local e a igreja. “De certa forma a mídia, a cultura e a escola assumiram uma visão progressista que vem “demonizando” as instituições tradicionais. A ideia é oferecer um contraponto mostrando que há uma grande omissão da sociedade em geral em relação ao pensamento conservador”, acrescentou o vereador.
Lei ordinária nº 3.061, de 30 de maio de 2023 – Essa lei altera o art. 1º da Lei nº 2.195 de 29 de dezembro de 2016, para inserir o ” ensino de música” como tema transversal a ser ministrado nas escolas da rede pública municipal de Manaus. “A música favorece o desenvolvimento do conhecimento e expande a capacidade intelectual das crianças. Em todo o mundo ela já é utilizada nas escolas para um melhor desempenho dos estudantes. As famílias de Manaus merecem essa valorização da capacidade intelectual dos seus filhos”, justificou o vereador.
Lei nº 3.123, de 18 de agosto de 2023 – Essa lei dispõe sobre a garantia de vagas para irmãos no mesmo estabelecimento de ensino público no município de Manaus. “O objetivo dessa lei é facilitar a vida das famílias com a colocação dos irmãos para estudar na mesma escola. Isso evita muita dor de cabeça para os pais”, afirmou o vereador.
Lei nº 3.167, de 09 de outubro de 2023 – Essa lei institui a campanha de combate à erotização infantil no âmbito do município de Manaus. Com essa lei, a intenção é a implementação de ações que ajudem a “pôr freio” na sexualização de crianças e adolescentes para prevenir a exploração infantil e evitar a gravidez precoce. “A erotização precoce é um problema social e de saúde pública, além de também degradar a estrutura das famílias”, acrescentou. A campanha será realizada sempre na primeira semana do mês de outubro.
Lei nº 3.176, de 17 de outubro de 2023 – Essa lei institui a campanha de prevenção às amputações em pacientes diabéticos em Manaus. A campanha ocorrerá sempre na terceira semana do mês de novembro. Ela será executada através de ações de conscientização nas unidades básicas de saúde para evitar o agravamento de casos com complicações que muitas vezes geram a amputação. “A prevenção é fundamental e muitas vezes falta orientação para que os pacientes e seus familiares possam adotar cuidados desde o início da doença para evitar complicações”, explicou o vereador.
Lei nº 549, de 20 de outubro de 2023 – Essa lei dispõe sobre a proibição de apresentações com músicas e danças com conteúdo erótico ou sensual para crianças e adolescentes nas escolas da rede pública de ensino de Manaus. “O objetivo dessa lei é evitar a sexualização precoce das crianças a partir de músicas que banalizam o sexo e cada vez mais cedo chegam ao conhecimento das crianças”, disse o vereador.
Lei nº 3.184, de 27 de outubro de 2023 – Essa lei institui a semana municipal pela vida. A semana deverá ser realizada sempre no período de 2 a 8 de outubro. A Semana Municipal pela Vida tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o direito à vida, garantido na Constituição, e sobre o cuidado e a proteção que devem ser dados ao nascituro desde a concepção. “Mais uma vitória das famílias manauaras. Como defensor da família, tenho a obrigação de buscar proteger as crianças antes mesmo do nascimento”, justificou o vereador.
Lei nº 3.225, de 14 de dezembro de 2023 – Essa lei dispõe sobre a leitura da bíblia como recurso paradidático nas escolas da rede pública e particular de ensino no município de Manaus. Na prática, a proposta permite às escolas de Manaus, tanto públicas como particulares, utilizar a leitura da Bíblia para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo em sala de aula. “A Bíblia é o livro mais importante do mundo. Conhecê-lo fará um grande bem para os estudantes”, afirmou.
Lei nº 3.238, de 21 de dezembro de 2023 – Essa lei institui o Réveillon Gospel no calendário oficial da cidade de Manaus. Ela ocorrerá sempre no dia 30 de dezembro, com a festa direcionada à população cristã. As famílias poderão celebrar o fim de ano num ambiente mais seguro para crianças e idosos. Muitos artistas locais são beneficiados com a oportunidade de mostrar seu talento em eventos oficiais da cidade. “É uma conquista para a cultura gospel. Tornamos assim a cidade mais inclusiva para as famílias cristãs”, acrescentou o vereador.
Lei nº 3.243, de 22 de dezembro de 2023 – Essa lei institui o sistema de acessibilidade na praia da Ponta Negra, denominado “Praia para todos”. O sistema de acessibilidade vai contar com esteira para passagem de cadeira de rodas e vagas de estacionamento reservadas, além de rampas de acesso à areia e sinalização sonora e piso tátil. “É importante favorecer o acesso da parcela da população que tem dificuldade de locomoção a um dos principais cartões postais de Manaus”, disse Raiff.

Texto: Fred Novaes – Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Ney Fábio
 
The post Raiff Matos teve 11 leis sancionadas em 2023 appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

Assuntos Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Presidente da CMM convida senador Eduardo Braga para agenda de pautas econômicas no parlamento

20 de fevereiro de 2025

Cultura Viva: Ivo Neto lança programa de incentivo a grupos culturais da periferia

20 de fevereiro de 2025

João Paulo Janjão participa de treinamento especializado de defesa para a Guarda Municipal Feminina

20 de fevereiro de 2025

Moradores da comunidade Bairro Novo agradecem Carlos Pai Amado por mediar reforma de ponte de madeira

20 de fevereiro de 2025

Rosivaldo Cordovil dá parecer favorável ao reajuste salarial de agentes de saúde e ampliação de médicos em Manaus

20 de fevereiro de 2025

Coronel Rosses apresenta Projeto de Lei Complementar para formação continuada da Guarda Municipal de Manaus

20 de fevereiro de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade