A saúde pública de Manaus deu um passo importante com a aprovação do parecer favorável da 6ª Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (6ª Comsau), presidida pelo vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), ao Projeto de Lei nº 18/2025, que garante o reajuste salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, e ao Projeto de Lei nº 16/2025 autoria do Executivo Municipal, que amplia o número de médicos na rede municipal.
Os parlamentares também deram parecer favorável ao Projeto de Lei nº 01/2025, também de autoria do Executivo, que estabelece a criação de dez novos cargos de especialistas em saúde – médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Segundo Cordovil, o reajuste salarial dos agentes de saúde segue a legislação federal e assegura que esses profissionais recebam um piso compatível com sua importância no atendimento à população.
“São eles que estão na linha de frente, visitando as comunidades e combatendo doenças. Precisamos garantir que recebam um salário digno e justo”, afirmou o vereador.
O parlamentar também destacou a importância da ampliação do quadro médico na rede municipal, além da reorganização do quadro atual.
“Com mais médicos na rede, a população terá atendimento mais rápido e eficiente. Esse projeto fortalece a atenção primária e melhora o acesso à saúde em Manaus”, ressaltou.
Os pareceres foram votados na sessão da última quarta-feira (19 de fevereiro), no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus.
Texto: Weliton Nunez/Assessoria
The post Rosivaldo Cordovil dá parecer favorável ao reajuste salarial de agentes de saúde e ampliação de médicos em Manaus appeared first on Câmara Municipal de Manaus.