Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe da CidadeInforme da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

‘Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano’ é tema central de conferência em Manaus

27 de março de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de ampliar a participação popular para efetivação de políticas públicas em defesa da saúde dos trabalhadores, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) está preparando a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (3ª CMSTT). O evento, marcado para o período de 8 a 10/4, na Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul, está sendo organizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e vai reunir gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do CMS/Manaus, Elson Melo, informa que a conferência terá a participação 350 pessoas, com as vagas tendo sido distribuídas entre 50% representantes de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde, conforme o regimento e regulamento da 3ª CMSTT, publicados no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 25 de março deste ano.

“Do total de participantes, de acordo com o regulamento da conferência, 256 vagas foram direcionadas para pessoas que vão atuar como delegados, com direito a voz e voto, com inscrição prévia, além de 28 convidados e 66 colaboradores”, esclarece Elson Melo.

As vagas para delegados foram distribuídas entre os Distritos de Saúde (Disa) Norte, Sul, Leste e Oeste, com cada um tendo direito a 44 vagas, o Disa Rural com 30 vagas, 18 vagas para gestores e trabalhadores da sede da Semsa e 32 vagas para conselheiros municipais de saúde.

De acordo com Elson Melo, houve um processo para que os interessados em participar do evento fizessem a inscrição, entre usuários, gestores e trabalhadores. “O evento deve reunir representantes de sindicatos e também foram convidados representantes de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é fortalecer o controle social na discussão de políticas públicas de saúde do trabalhador e da trabalhadora, envolvendo representantes de toda a sociedade para discutir temas como a precarização do trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores”, afirmou.

Programação

Conforme indicação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o tema da 3ª CMSTT é: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, que convoca a população brasileira a buscar estratégias para alcançar melhores condições de trabalho.

A programação da conferência será conduzida a partir de três eixos de trabalho: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Elson Melo explica que os integrantes da conferência vão participar de palestras abordando o tema principal e os eixos temáticos, sendo conduzidos depois para a formação de grupos de trabalho, quando irão elaborar diretrizes e propostas para a saúde do trabalhador e da trabalhadora.

“Os grupos de trabalho terão discussões de acordo com eixos temáticos e vão elaborar diretrizes, que indicarão os rumos para a elaboração de propostas. O relatório final da 3ª CMSTT, com as diretrizes e propostas elaboradas e aprovadas em plenária, será encaminhado para discussão na etapa estadual da conferência, que vai ocorrer nos dias 29 e 30 de abril. Todo o trabalho de discussão coletiva, em nível municipal, estadual e nacional, vai embasar a construção de políticas públicas em saúde dos trabalhadores brasileiros”, destacou Melo.

De acordo com o cronograma do Conselho Nacional de Saúde (CNS), as Etapas Municipais da Conferência devem ocorrer até o dia 15/4, em todo o Brasil, e as etapas Estadual e Distrital até o dia 15/6, finalizando com a etapa Nacional de 18 a 21/8, permitindo que a formulação de políticas públicas em todas as esferas seja feita com a participação da população brasileira.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Assuntos Prefeitura
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’ e apreende veículos clandestinos na avenida do Turismo

1 de julho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus recupera avenida estratégica que liga três zonas da capital

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus encerra ‘Junho Verde’ com programação e indicadores históricos

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus inicia 2º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti de 2025

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em rede de drenagem no bairro Compensa

30 de junho de 2025
Prefeitura

Prefeitura de Manaus reconstrói acesso no bairro Nova Cidade com nova ponte de 200 metros

30 de junho de 2025
Informe da CidadeInforme da Cidade